sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROJETOS / Criação de BLOG - turma TECNICO EM REDES

         Ontem, levei os alunos ao NIT (Biblioteca, para que pesquisassem sobre os trabalhos que foi passado para eles. A turma foi divididade em 03 equipes, para que realizassem os nossos conhecidos projetos, os quais sempre exponho aqui no BLOG. Os temas foram:

1) Montagem de uma FONTE simples, e explicação de seus componentes;
2) Explicações sobre ATERRAMENTO, NOBREAK e ESTABILIZADORES;
3) Conceitos sobre FIBRA ÓPTICA, e conhecimentos sobre Eletrônica Digital na transmissão de DADOS.

O meu contato com a turma encerra no dia 04/10 (Próxima terça-feira), e eles estão com o dever de realizar as filmagens sobre os projetos acima citados dos circuitos e dispositivos... Abaixo, vemos algumas fotos dos alunos no NIT, pesquisando sobre os trabalhos...
PESQUISA DE LIVROS no arcervo técnico da biblioteca.

Discursão sobre temas, e montagem do corpo do trabalho.

Grupo consultando livros e revistas disponíveis no NIT.

E para incentivar a postagem dos trabalhos da turma, o aluno Ekleberson criou o email e o BLOG da turma, para que tambem, apos minha disciplina, eles possam sempre se comunicar, e divulgar noticias do curso, mostrar seus trabalhos a outros alunos, familiares e etc.


OK pessoal! Possivelmente, na quarta-feira (05/10) estarão disponíveis aqui no BLOG, os trabalhos dos alunos.. Aguardem! E um bom FINAL DE SEMANA a todos!

Automação de Elevador - Circuito Analógico

Os alunos Tarcisio (em treinamento para as olimpiadas do conhecimento - SENAI 2012) e Raynara (ex-aluna do SENAI do curso de aprendiz em eletrônica) terminaram um circuito que realiza a automação de um elevador, utilizando fototransistores na função de sensores sensíveis a luz. Na verdade, a aluna Raynara veio solicitar ao nosso competidor em treinamento, a montagem de um circuito para IMPRESSIONAR seus professores do colegial, visto que está participando de feiras escolares (colégio onde estuda).

Eo circuito escolhido foi a AUTOMAÇÃO da nossa maquete ja conhecida aqui no BLOG, do ELEVADOR. A mesma ja foi utilizada na turma do curso Técnico em Automação, no mês passado, quando os alunos realizaram a automação do elevador utilizando portas lógicas (ELETRÔNICA DIGITAL).

Então eles montaram o experimento, e testaram na maquete, tirando fotos e produzindo um vídeo, onde consta as explicações e funcionamento do circuito:

Nesta primeira foto, o circuito foi desenhado no quadro, mostrando desde a entrada do sinal, promovendo a amplificação do mesmo por um AMPLIFICADOR OPERACIONAL, fornecendo agora um sinal de maior amplitude, que é interpretado como um pulso para um CI 555, onde este é responsável por chavear um TRANSISTOR, que comanda uma ponte H-H, ligando o motor em 02 rotações (movimento horário - SOBE / ou movimento anti-horário - DESCE).    Parece complexo, mais observem a explicação dos alunos no vídeo.. Se você, leitor, for leigo em eletrônica, fica um pouco trabalhoso a primeira vista, mas, qualquer coisa envia um EMAIL para mim, que detalho o circuito... ok???!!!

Na foto da esquerda, o nosso elevador, querido por  todos os alunos. Quase todas as turmas fazem experimentos com ele, realizando a automação dessa maquete através dos componentes e conhecimentos da eletrônica (seja ANALÓGICA ou DIGITAL). Já na foto da PLACA com os COMPONENTES, o led que está visivelmente aceso, é um LED INFRAVERMELHO, e só conseguimos visualizar sua luz com o auxílio de uma câmera filmadora. Note que tanto o LED, quanto o elemento receptor da luz (sensor / fototransistor) estão apontando para a mesma direção.. OU SEJA, como teríamos o circuito fechado? RESPOSTA = Quando aproximamos a mão, ou um objeto, este faz a reflexão da luz do LED INFRA, e o fototransistor recebe esta luz refletida em sua BASE, permitindo a condução de corrente nos terminais COLETOR/EMISSOR.

O vídeo abaixo detalha o circuito. CONFIRAM!!!



 ... e meus PARABÉNS aos alunos TARCISIO e RAYNARA, pelo SUCESSO no experimento! Continuem sempre assim, realizando projetos e o principal, FILMANDO TUDO PARA COMPARTILHAR A INFORMAÇÃO COM TODOS!

Abraço a todos... Gregor

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

História da TV

Estava buscando uns vídeos sobre automação no YOUTUBE, e por acaso, encontrei um vídeo bem interessante sobre a evolução da TV. Ele mostra como os aparelhos evoluiram.... Resolvi então postar aqui no BLOG, para a gente ter uma leve noção sobre a história da TELEVISÃO.
A televisão é responsável por transmitir informações para todos os povos e nações, e dependendo da estação/canal em que o telespectador esteja conectado, vai viajar por mundos, obter informações atualizadas do que está acontecendo, assistir a filmes divertidos ou novelas, entre outros...
Mas o melhor acontecimento, foi o surgimento da TV DIGITAL, integrando tv de alta definição com as inifinitas possibilidades que a internet nos trás, permitindo ao usuário uma maior interação. Teoricamente a TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital, para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal), podendo atingir o alvo de muita alta qualidade na imagem (alta definição).
Confiram nesse vídeo que é uma série de reportagens produzida pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, sobre a implantação e lançamento da tv digital em alta definição pela emissora.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

TCC / Artigo - Conclusão PEDAGOGIA

Boa tarde pessoal.. Estou com uns trabalhos para concluir meu curso de Pedagogia, que fala sobre o incentivo da utilização do espaço do NIT da escola. Mas, voces sabem o que é o NIT?
Núcleo de Informação Tecnológica, ou seja, além de ser nossa conhecida BIBLIOTECA, tem a função de organizar e manter seguros os arquivos documentais da instituição.  Possui por volta de três mil títulos, entre livros, DVDs, fitas VHS, CD-ROMs, e normas técnicas, adquiridas através de doação ou através de compra com verba advinda de diversos projetos ao longo dos anos.
O NIT dispõe também de assinaturas de diversos periódicos de interesse geral, ou voltados especificamente para indústria e modalidades instituídas dentro da escola. Seu público primordial se constitui entre os alunos das modalidades de aprendizagem industrial, técnico de nível médio, cursos de qualificação e aperfeiçoamento, além dos professores (instrutores) do XXXX e colaboradores, contando com uma pequena porcentagem de usuários da comunidade.
Bem, o curso que estou terminando é uma Graduação, garantindo a habilitação para ensinar (Licenciatura) pois, sou apenas Bacharel em Engenharia Elétrica. Lembrando que é específico para Educação Profissional e nivel médio, onde no futuro, para ensinar em Universidades, é necessário o título de Mestre, adquirido através de um Mestrado.
Esse BLÁ BLÁ BLÁ, e na verdade para justificar minha ausência no blog, e também poder postar futuramente, meus trabalhos e estudos nas áreas da EDUCAÇÃO, novas tecnologias de ensino, Processos que inovam no ato de ensinar, entre outros..
A foto ao lado é mostrando o blog que fala sobre o NIT, confiram clicando no link:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Manutenção de NOBREAK

      Pessoal, andei sem tempo por esses dias preparando umas aulas, e estudando para umas provas, mas estou de volta...
Na semana passada, tive a oportunidade de acompanhar alguns consertos em 02 aparelhos NOBREAK. Mas... O que é um NOBREAK?
           Qual a vantagem de ter um NOBREAK?
           Quais os defeitos mais comuns?

As fotos abaixo mostram dois equipamentos e os circuitos.. irei detalhar posteriormente cada foto, que ja deu a hora de ir para casa.. fui... amanha completo!  (22:00hs)











    

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Turma - Técnico em Redes

      Ontem, inicei a disicplina de Eletroeletrônica, com os alunos do curso técnico em REDES, no periodo noturno. É uma satisfação poder contribuir para o aprendizado de conceitos básicos sobre eletricidade e eletrônica. E mais ainda, conhecer a área deles: REDES DE COMPUTADORES.
     O bom de ensinar não é so ficar na frente da turma "vomitando" o conhecimento em cima deles, mas promover debates sobre os conteudos e mostrar como eles poderão utilizar o conhecimento na área deles.

Com certeza, assim como nas outras turmas, teremos os nossos conhecidos projetos, para que os alunos filmem suas apresentações, e coloquem elas disponiveis nos meios digitais (internet), como no YOUTUBE, e no futuro BLOG que eles deverão criar para expor a seus amigos e familiares, suas OBRAS PRIMAS.


Os conhecimentos que iremos estudar nesta disciplina são:
- conceitos básicos de eletricidade - tensão elétrica, corrente elétrica, uso do multimetro,...

- Magnetismo e eletromagnetismo - principios básicos,...

- Conceitos de eletrônica (um pouco sobre eletrônica analógica - transformadores, diodos, transistores / e tambem conteudos sobre a eletrônica digital - bit,byte,portas lógicas, algebra de boole,...)


- Riscos elétricos (serão vistos alguns conceitos sobre: aterramento elétrico, dispositivos de proteção elétrica)


- Ótica (conceitos dão fundamentos na utilização da fibra ótica como meio de transmissão de dados)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Evolução dos celulares!

Boa noite! Nesse final de semana adquiri mais algumas reliquias da eletrônica. Mais uma vez, meu pai meu deu 02 aparelhos DVDs (estragados pela maresia), 02 aparelhos celulares (antigos (nokia/erickson - tipo os do vídeo abaixo), e só. Ele tem uma TV com video cassete embutido para me dar, e eu poder estudar... Ai eu pergunto, será que vale a pena??? CLARO QUE SIM!!! Para os que gostam de eletrônica, se eu desse outra resposta iriam querer me esganar agora. A tecnologia evoluiu a ponto de tornar muitos equipamentos descartáveis. Um aparelho reprodutor de DVD, de marca simples custa em torno de R$ 70,00, ou seja, quando ouviamos falar que os japoneses colocavam eletrônicos velhos no lixo, e a gente com o velho costume de consertar tudo nas oficinas eletrônicas, criticavam o descaso deles... Mas hoje, estamos acompanhando de perto a evolução da tecnologia, e a cada ano que passa, surgem novos aparelhos, com mais funções, tornando os que temos, velhos, sem graça e obsoletos..

Tambem, sei que não preciso exagerar, mas para quem tem a vida corrida, garanto que prefere um equipamento novo e com GARANTIA, do que estar consertando os velhos. É claro, que as vezes o defeito é simples, mas em alguns casos, como colegas ja me disseram, quando o defeito é na famosa PLACA (Placa-mãe ou alguma peça importante) chega a custar o preço de outro equipamento novo.

Mas é claro que a manutenção sempre irá atuar para salvar nossos eletrônicos. Abaixo, segue um vídeo da evolução dos celulares. Muito interessante. Confiram!
Obs.: basta clicar duas vezes no video, para ser encaminhado ao site do youtube, e poder assistir em tela cheia.

VOU ADICIONAR AS FOTOS DOS CELULARES ABERTOS, E COMENTAR POSTERIORMENTE..

TAMBEM AS FOTOS E EXPLICAÇÕES BÁSICAS dos circuitos dos aparelhos reprodutores de DVD

AGUARDEM...


Abraço a todos!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tec Automação - EQUIPE 03 - Automação de Caixa d'água

            O terceiro e ultimo projeto, foi a automação de uma maquete da área da eletricidade, que possui uma bomba monofásica (220Volts), para realizar a operação do enchimento de uma caixa d'água, simulando a operação usual de uma motobomba em uma residência com dois reservatórios: o superior e o inferior.                                                                                                                Para iniciar a elaboração do exercício (feito pelos alunos) é necessário verificar as condições em que a bomba pode operar, ou seja, ela não pode funcionar se o reservatório inferior estiver vazio, pois irá queimar. Da mesma forma, se o motor funcionar com o reservatório superior estiver cheio, o mesmo irá transbordar necessitando assim ser desligada a bomba.
        Deste principio a equipe considerou 04 sensores como entradas para o circuito digital, sendo SENSOR Mínino e Máximo para a caixa inferior e, SENSOR Mínimo e Máximo para a caixa superior. E uma unica saída que será o acionamento da bomba (bomba LIGADA=1, e bomba DESLIGADA=0).
        Após essas definições, o grupo montou uma tabela verdade, com as quatros entradas (SENSORES) e a unica saída (MOTOR), e assim realizaram o exercício e explicaram no vídeo abaixo. Confiram!



         Como nem tudo é perfeito, e devido ao pouco tempo na disciplina houveram alguns contratempos no final do projeto, e não conseguiram fazer o funcionamento da maquete, com água nos 02 reservatórios. Eles iriam operar a contactora do motor através de um relé controlado pelo circuito em um pront-o-board utilizando CIs da eletrônica digital! Mas fica aqui a sugestão para outras turmas e grupos que queiram realizar tal experimento..

     Mesmo assim, meus PARABÉNS ao empenho da equipe! Lutou bravamente para concluir e filmar o projeto! Boa sorte no restante do curso! E um Abraço a todos do técnico em Automação Industrial.

Tec Automação - Equipe 02 - Automação de um Elevador

       A segunda equipe a concluir a edição do vídeo, foi a equipe da automação do elevador. No vídeo, eles colocaram alguns slides explicando o projeto, mostrando o nome dos componentes, e a própria filmagem do projeto explicando o circuito.
      O projeto de automação da maquete de um elevador (modelo simples - térreo/1o pavimento), levou os alunos a montar a lógica da situação problema, realizando a simulação do exercício no software que utilizamos em nossas aulas, que é o Crocodille Physics. Mas antes de simular, é necessário montar a expressão lógica do exercício, partindo do princípio que teremos 02 SENSORES (Entradas Digitais). Um SENSOR para o térreo e um SENSOR para o 1o pavimento. Isto porque é necessário saber onde se encontra a cabine, pois o motor não será acionado quando chamado para o térreo se ele ja estiver lá. E vice-versa na condição do 1o pavimento. O circuito necessita então de 04 ENTRADAS DIGITAIS, sendo 02 SENSORES E 02 BOTÕES, um para cada pavimento.
      
 Utilizando os conceitos de eletrônica digital, foi montado (pelos alunos) a tabela verdade, sendo preenchida duas saídas para esta tabela. UMA SAÍDA liga o motor em um sentido de rotação (SOBE), a outra SAÍDA DIGITAL será para acionar o motor no outro sentido de rotação (fazendo a cabine DESCER). A partir das duas saidas serão montados dois mapas de karnaugh (simplificação das equações pelo método gráfico), onde os alunos fizeram e mostraram todo o exercício na filmagem abaixo. Confiram!

Esse vídeo estará disponível em breve no YOUTUBE, pois como os alunos ja estão em outra disciplina, em outra área aqui no SENAI, irei cobrar para que esteja logo disponível a todos para consulta no site.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tec Automação - EQUIPE 01 - Esteira automatizada

    Bem pessoal, aqui vão os resultados dos projetos dos alunos do curso técnico em automação industrial, que concluiram comigo a disciplina eletrônica digital.
    A primeira equipe a postar o trabalho na internet, foi a do Igor, que ja possui um canal no youtube. Ele tornou o seu video disponível nesta ferramenta que tem o poder de divulgar para todo o mundo, os vídeos de qualquer usuário. Basta se cadastrar e fazer o up-load (enviar seu video para o site do youtube), e assim qualquer pessoa podera assistir a suas produções.
    O trabalho dessa  equipe se refere a automação de um kit com uma esteira, pistões de acionamento pneumático, onde ela pode ser comandada a partir de CLP, mas, o nosso desafio foi comandar a maquete utilizando circuitos da eletrônica digital, como portas-lógicas e flip-flop.
fotos da maquete que foi utilizada.

O vídeo esta disponivel no link:
Mas... como nem tudo é perfeito, quando o aluno adicionou uma música aos slides que antecedem o vídeo, houve algum problema na postagem quanto ao Youtube, vetando o audio do trabalho completo, por isso ele postou somente o video, sem adicionar telas e nem musicas, para podermos ouvir a apresentação. Confiram abaixo:

Alem dos recursos da eletrônica digital, tambem foi acrescentado um circuito analógico, para fornecer um atraso no acionamento do dispositivo pneumpatico, como explicado no vídeo.

Meus parabéns ao grupo! Ficou muito bom o trabalho!

BLOG turma: Tecnico em Automação Industrial

    Pessoal, foi criado mais um blog de meus alunos. Agora foi a vez da turma do técnico em Automação Industrial,que concluiu na semana passada a disciplina eletrônica digital, onde tive a oportunidade de mostrar um pouco sobre a matéria.
    O mais legal foi a elaboração dos projetos, onde a turma se dividiu em 03 equipes, para montar trabalhos aplicando os conhecimentos adquiridos e fazendo uma filmagem para explicar tais trabalhos. Os trabalhos serão postados no blog da turma (e no meu também). O link do blog deles é:

foto flagrando o momento da criação do blog, onde com um empurraozinho do professor, e emprestimo do computador pessoal com acesso a internet, ficou mais facil a criação do blog! hahahaha! Tudo pela ciência pessoal!