quarta-feira, 18 de julho de 2012

Grandezas Analógicas - CLP Smar!

Boa  noite! Desta vez, os sinais analógicos foram testados e estudados!
E com o Lc700 da Smar, pois a maquete que estávamos utilizando para fazer as simulações, ja estava toda conectada a este modelo de CLP. Mas antes de falar sobre a programação, uma leve revisão sobre a parte analógica...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem...



Falando em sinais analógicos, o que imaginamos? Um valor MÁXIMO e um valor MÍNIMO!
Estes valores assim como a grandeza que estamos trabalhando, são muito importantes para  o CLP.
Mesmo que estejamos medindo grandezas como Temperatura, Vazão, Resistência, Pressão, e outros, o CLP não receberá sinais de tantos tipos, para converter. Geralmente, os instrumentos atuais da ÁREA DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL, fazem a conversão interna destas grandezas medidas no sinal elétrico padrão: 4 a 20 mA (mili Ampére).

Este protocolo (4 a 20 mA) foi criado a partir da evolução da Telemetria de Medição aplicado aos processos industriais, pois com a criação de Transmissores Microprocessados, os instrumentos tornaram-se mais inteligentes, facilitando o trabalho do CLP.

Existem vários protocolos no meio industrial sendo utilizados atualmente:
- 4 a 20 mA
- 4 a 20 mA + HART (instrumentos com novas funções, como diagnósticos, configurações remotas, transmissor   atuando no controlador,etc.)
- Foundation Fieldbus
- Profibus
- Wireless


Os protocolos tem a função de garantir a interoperabilidade dos sistemas de medição. Isto porque não é obrigado a um usuário comprar todos os medidores, transmissores, CLP e tudo que vá utilizar de um mesmo fabricante. Hoje, é possível utilizar vários instrumentos de marcas diversas, e eles se comunicarem e trabalharem em harmonia.

Existem muita informação na área de REDES INDUSTRIAIS. Para maiores informações, vale uma pesquisa pela internet! Aconselho aos que estudam automação e instrumentação industrial, pois é essencial para realizar testes e aplicações...

E agora, a parte da programação!


As aulas que tive com o Julio (prof. área instrumentação) por esses dias, foram bem diversificadas e com bastante informações. Ele passou alguns desafios, e fomos trabalhando até concluir essa primeira parte de estudos analógicos.


As fotos acima, são da maquete que utilizamos. A programação passada foi para ligar ao mesmo tempo 02 solenóides e uma lâmpada na porta do quadro elétrico da maquete. Fazendo isso, nós permitimos a entrada de ar comprimido no reservatório, e existe um transmissor de pressão, que informa ao CLP, a medida exata no momento da variação da pressão neste tanque. Então a programação foi para quando atingir um valor X, desligar os 02 solenoides e a lâmpada, acionando um Alarme com uma segunda lâmpada no quadro elétrico, piscando na frequência de 1Hz.

PROGRAMAÇÃO - SOFTWARE CONF700 - SMAR

Bem, nesta programação, note que entre a 3a linha e a 7a linha há um espaço! Isto porque, quando estamos trabalhando no software CONF700 da SMAR, se você errar, ou desejar introduzir uma linha entre alguma programação existente, tem que apagar tudo as vezes. Nesta programação, eu necessitaria de um bloco TEMPORIZADOR neste espaço, mas ele não cabia. Então tive que criar uma nova NETWORK (página 02), para escrever o que faltou...


Essa é a segunda NETWORK (página 02) que citei acima. É a continuação da programação. Note que há blocos de temporizadores, visto que eles foram usados para solucionar o seguinte problema:

Revisando, a programação pedida era para ligar 02 solenoides e uma lâmpada ao mesmo tempo (figura acima), e no caso de um alarme, fazer uma lâmpada de emergência piscar na frequência de 01 Hz. E esse alarme, só pararia com um reconhecimento em um outro botão, que não é o de ligar e nem o de desligar.

No vídeo, no final da postagem, ficará melhor de entender o processo.

A figura ao lado, é a tela quando queremos fazer o DOWNLOAD da programação no CLP.









Note que após o CLP da SMAR ficar online com o PC, note que temos algumas opções no software para acompanhar o que ocorre em tempo real.
São no caso, as marcações nas cores vermelha e amarela.
Note nesta programação também, que precisei fazer o seguinte recurso: Como não posso utilizar no supervisório um contato real de um botão físico da programação do CLP, tive que criar dois botões liga, e dois botões desliga. Os LIGA estão em paralelo, pois qualquer um deles liga o processo. Já os DESLIGA estão em série, e da mesma forma, qualquer um interrompe o processo. Assim, podemos simular fazendo as operações pelo SUPERVISÓRIO, como também operando na planta (maquete utilizada).

Mais uma figura mostrando a segunda tela (pagina 02) sendo executada pelo CLP.








Após ligar o processo, note a diferença na primeira linha, da página 01. O processo está ligado, através da retenção, e estão ligados assim os 02 solenoides e a lâmpada indicando na porta do quadro elétrico, que o processo está ligado.





Partindo para o SUPERVISÓRIO ELIPSE SCADA, há muitas configurações a serem feitas. Temos que criar alguns SCRIPTs, TAGs, e tanta coisa que não me recordo para explicar por aqui. Existe um tipo especial de TAG que permite que você digite o SETPOINT no supervisório, e ele automaticamente muda no software do CLP.
Mas note nas telas, que uma está no modo OFFLINE, não mostrando nenhuma informação, e na segunda é o momento em que os 02 solenoides e a lâmpada estão ligados, sendo mostrados pelo cor vermelha nos respectivos indicadores na tela. O indicador de variável analógica, mostra a variação da grandeza medida, em tempo real através de um gráfico.

1 - tela do supervisório com o sistema desligado

2 - tela do supervisório com o sistema ligado.





















A seguir, um vídeo curto feito no momento da prática, mostrando as telas do supervisório, e a bancada (maquete) em funcionamento:


abraço aos amigos!

4 comentários:

  1. ÔLa gregor

    Bom... Achei legal essa sua postagem sobre o clp da smar.
    Gostaria de saber Gregor se esse software para programação desse clp é incorporado a um supervisório, ou seja ], se é possivel fazer uma programação e um conjunto de tags e rodar tudo isso no modo simulação, sem o clp conectado. Assim como pode ser feito com rslogix500 e rsveiw da rockell....


    Vlw, abraço

    Edson Xavier
    Coyote Automação

    ResponderExcluir
  2. Olá Edson!

    Infelizmente esse software não faz simulação. Apenas quando o clp está conectado é que ele permite testar a programação.

    E quando está tudo pronto, podemos criar os tags no supervisório elipse scada, para se comunicar com o software do clp, e visualizar o processo como também acionar alguma carga...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ôla companheiro.....

    Primeiramente meus parabéns pelo seu blog... Muito legal.


    Olha, desenvolvi uma aplicação legal que você deveria mostrar pro seus alunos.
    Uma comunicação entre o software Fluidsim-Pneumática e o Excel.
    Acionamento dos circuitos através das células do Excel.
    Da uma olhada lá e deixa seu comentário, realmente vale a pena.

    coyoteautomação.blogspot.com.br

    Vlw abraço,

    ResponderExcluir